sábado, 2 de agosto de 2008

In the Jungle I :d

Isto de tentar manter informados os interessados nas aventuras em terras peruanas de facto não é fácil..são tantos os estímulos, vivências e novidades que quando começo a escrever qualquer coisa já estou prestes a começar outra "estória".

Mas voltando então ao que int
eressa..no fim-de-semana passado incluindo 2ª e 3ª feira (de 26 a 29 de Julho) por estas longitudes e latitudes festejou-se o culminar de vários dias de celebrações patrióticas designadas por "Fiestas Patrias", que correspondem basicamente ao nosso Dia de Portugal só que têm a particularidade de não se concentrarem num único dia..mas de se arrastarem durante quase 1 mês!


Perante esta excelente oportunidade de ter umas mini-férias..decidi em conjunto com umas amigas d
o rapaz Peruano com quem estou a partilhar o apartamento de que tínhamos que aproveitar estes dias para explorar a Selva Central do Perú, nomeadamente Chanchamayo, sendo para isso necessário atravessar os Andes atingindo desta forma o meu record pessoal de altitude, 4800 metros :D
Desde logo me surgiram imensas questões.."será necessário tomar os comprimidos para a Malária?", "será que me vou sentir mal em altitude?"...por questões de dúvidas tomei os medicamentos recomendados :D

Após complicadas buscas de autocarro para La Merced/Chanchamayo lá conseguimos na 6ªfeira passagem para a selva, apenas de ida, por 60 s/ (nuevos soles) bastante inflacionados numa empresa chamada Salazar.

Esta viagem que se iniciou às 22h teria uma duração prevista de 8h caso nada de "anormal" viesse a ocorrer...no entanto pelos vistos as situações "anormais" são uma regra na maioria das empresas de transporte do Peru. E assim se confirmou com a 1ª "anormalidade " desta desejada viagem...estivemos cerca de 1h retidos pela polícia..pois tinham-se vendido bilhetes a mais...NORMAL!!!
Ultrapassado este assunto..seguimos em direcção ao Ticlio, que é o ponto mais alto da "carretera central" a 4818 msnm com a esperança que mais nada viesse a surgir...contudo a média de "anormalidades" tinha que ser estatisticamente garantida..e perto do pico não é que o sr. condutor para se desviar duma "Combi" entra numa valeta ("cuneta" aqui por estas bandas) e quase vira o autocarro!!! Posso pensar que mesmo assim tivemos sorte pois caso se tivesse virado o dito cujo tinha chocado contra um talude..nada mau comparado com a possibilidade de termos caído numa ravina, não?
Uma vez retidos a 3000 e tal msnm..tivemos que empreender por nossa custa uma operação de restabelecimento do normal andamento do autocarro..para isso todos os passageiros masculinos tiveram que carregar pedras para a valeta de forma que o autocarro pudesse sair da mesma.
E o plano funcionou!!! Após g
ritos de conquista..arrancamos em direcção à distante La Merced sem mais percalços.


Quanto à altitude...apenas senti uma mudança de pressão e quebra de temperatura mas nada mais!

Quase no final da viagem recordo o meu deslumbramento com a rápida mudança na paisagem..em poucas horas passamos de uma zona completamente seca e gelada..para uma luxuriante floresta! Estavamos na SELVA CENTRAL!


9 comentários:

Lígia disse...

Lindo!!!
Ah que saudades da desorganização!
Diz lá que assim a aventura não fica mais interessante...

Um viajante na expectativa... disse...

Tens razão..tem mais piada com estes contratempos..vamos lá ver até quando os acho interessantes..pois ainda não te contei o que se passou na viagem de regresso :D

bjitos

Daniel

g. disse...

AHAHAHA

Acho lindo a história da valeta!!

Obrigado por fazeres gostar tanto do meu destino!

Viva a India!!!

Um viajante na expectativa... disse...

Hola!

Achas lindo?? lololol
E ainda nem falei da falta de gasolina..dos travões..na viagem de regresso :D

Abraço e cuidado com o caril!

Daniel

Primas disse...

Uau!! :)

é só o que tenho a dizer!

Beijinho

Anónimo disse...

Qq dia vou ter contigo pa? Tens lugar ai em casa? Isso da floresta é o que me chama para ir ao Perú. Qd vais a machu pichu?

Fica bem
Aquele Abraço

PS: Quero ver mais fotos

Um viajante na expectativa... disse...

Lugar para ficar é o que não falta :D

Além disso..se vieres ao Peru é para sair de Lima rumo aos encantos naturais deste país!

Não sei se sabes..mas mais de metade do território do Peru pertence à chamada Cuenca Amazónica..portanto isto é o paraíso para quem quer explorar floresta :)

Quanto a Machu Pichu..ainda não fui..estou à espera de ir trabalhar mais para sul..para dar lá um salto!

Abraço!

P.S: Vou colocar mais fotos..pois vai haver In the Jungle II e III ;)

Anónimo disse...

Só para mim é que não há lugar onde ficar...

Um viajante na expectativa... disse...

Então kilita..claro que há lugar para ti :D

Apenas tens que te habituar às alturas!!


Bjitos,

Daniel