terça-feira, 12 de agosto de 2008

Botellas y Cántaros...

Através das visitas que realizei a vários museus de história, em Lima, pude constatar que 2 tipos de peças arqueológicas dominavam as manifestações artísticas das várias culturas pré-hispánicas...de facto o denominador comum das mesmas corresponde a uma infinidade de peças cerâmicas designadas por "Botellas" e "Cántaros" que têm a particularidade de serem recipientes com representações..bastante sugestivas..incluindo imaginem...cenas eróticas!

O primeiro museu que visitei foi o designado "Museo de la Nación" que apresenta uma arquitectura muito interessante..em que a palavra monotonia arquitectónica não existe..

Aqui em 3 exposições temporárias..tomei consciência de 3 aspectos que marcam profundamente a nação peruana..

..as manifestações artísticas das suas di
versas culturas e épocas..


..a plantação da batata..aqui designado por "Papas"..


..e os 20 anos de terrorismo atroz instigado tanto pelo Sendero Luminoso como pelo MRTA que colocaram o país no completo caos nas décadas de 80 e 90..e que ainda marca a vivência quotidiana dos peruanos!


O "Museo Larco" foi o museu que se seguiu em que destaco o seu infindável depósito..e a caliente exposição erótica das sempre presentes Bottellas e Cántaros.. :P


Por fim o sábado cultural colmatou com a exploração do "Museo Nacional de Arqueología, Antropología e Historia del Peru" situado no munícipio Pueblo Livre..onde viveram os Libertadores do Peru..Simón Bolívar e o General Don José de San Martín!
Deste museu realço o casarão onde viveram os libertadores mencionados, a maquete gigante de Machu Pichu e a referência histórica ao período colonial e pós-colonial do Peru.


2 comentários:

Lígia disse...

Hehe... Grandes ordinários!!!

Anónimo disse...

...e esses tipos daí também! ;)