sexta-feira, 25 de julho de 2008

Pucllana y Pachacamac

Sendo o Peru rico em vestígios arqueológicos..sinal da presença de diversas culturas pré-Incas e do próprio império Inca..não seria de esperar que não me cruzasse facilmente com tal legado mesmo na área metropolitana de Lima.

Por conseguinte no passado Domingo (dia 20 de Julho) foi dedicado à exploração de diversos "museos de sítio".

O primeiro achado visitado, designado por "Huaca Pucllana", está situado a 5 minutos de minha casa e consiste numa enorme "protuberância castanha" que se distingue entre as moradias e edificios de habitação que a envolvem.

"Huaca Pucllana fue un centro ceremonial de la cultura Lima que se desarrolló en la costa central del Perú entre los años 200-700 d.c.
En la cultura andina del Perú, una Huaca, en quechua Wak'a es tanto un deidad andina como el lugar en el que se venera a dicha divindad."


O segundo monumento visitado, "Pachac
amac", por sua vez está situado a cerca de 31 km a sul de Lima. Para chegar a tal local pela primeira vez tive que experimentar as "muy locas" Combis que como já referi são uns mini-bus que invadem a cidade todos os dias. E uma vez experimentando andar de Combi..não se quer outra coisa lololol
Também neste percurso entre Lima e Pachacamac pude tomar consciência de que de facto Lima se encontra rodeada por um enorme deserto..que é colonizado por diversos aglomerados populacionais constituintes da enorme metrópole.


"Pachacamac fue establecido a partir del año 200 pela cultura Lima, posteriormente fue ampliado por la cultura Huari y pela cultura Ischma, antes de ser conquistado y anexionado por los Incas. Está formado por palacios y templos piramidales y es el más importante de las cercanías de Lima."

No final da visita tive o feliz encontro de 1º com as tão conhecidas Alpacas (primas das Lamas) que têm umas patas algo estranhas, reparem!!! :D

5 comentários:

Primas disse...

uau!

Que mundo novo! Deves andar deliciado! Por aqui... calor... e pouco mais!

Beijinho

Um viajante na expectativa... disse...

Hola guapa!

..sim de facto isto é "ligeiramente" diferente :D

Mas deixo no ar..de que há imensos pontos em comum entre o Peru e Portugal..

Um beijito e aproveita o céu limpo e azul dessa nossa ibéria!

Daniel Pinto

tati disse...

e eu olha...drumas que é bom nao hà....snif :p

Lígia disse...

Aqui na Suécia só há salmões pá!!!

Muito giro!!! estou a gostar da reportagem, mada a do fim de semana passado!

Beijinho, boas aventuras! :)

Um viajante na expectativa... disse...

Hola!

Sim..mandarei as dos 2 fds passados...está complicado acompanhar o ritmo das visitas :D

Bjinhos e vê se me mandas uns salmõeszitos..que eu retribuo com batatas e arrozzzzzzzzz..sim aqui come-se mais arroz que batatas..e esta hein??


Daniel