sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Próximo do Paraíso..

O título pode parecer um pouco exagerado mas este fim-de-semana passado estive sem dúvida próximo do Paraíso…e não tomo a ousadia de dizer muito próximo pois actualmente encontro-me numa obra em que a paisagem envolvente de facto é ainda mais deslumbrante…apenas imaginada em sonhos…mas sobre este assunto falarei mais adiante :D

O local a que me refiro designa-se por “Marcahuasi” que é simplesmente considerado uma das 7 maravilhas do Peru…situa-se a 4100 m de altitude…e é conhecido pela ocorrência de numerosos fenómenos paranormais…

Por sua vez esta viagem foi planeada de uma forma também algo fora do normal…levantei-me eu sábado de manhã sem qualquer planos de viagem…quando consulto a minha referência bibliográfica imprescindível – o Guia do Peru da Lonely Planet – e reparo que existia não muito longe de Lima um bom lugar desde onde poderia começar a minha aventura pelos Andes centrais.

E assim foi…passado umas horitas…lá estava eu a caminho de Marcahuasi…sem ter a certeza se teria ou não passagem para tal altitude, apenas tinha a certeza das sempre bem-vindas indicações do Guia da Lonely Planet! Para tal tomei o autobus para Chosica..e daí consegui a última camioneta, algo duvidosa, para San Pedro de Casta que está a 3200 msnm, sendo a povoação mais próxima de Marcahuasi!

…tendo em conta que eram 15h…e a viagem 3h…portanto se nada acontecesse fora do normal…estaria por volta das 18h em San Pedro de Casta (justamente ao pôr do sol)…CONTUDO no Peru quando estão envolvidos transportes há que estar preparado para quase tudo…

E de facto..passado 30 min..estávamos nós de novo parados em Stª Eulália pois tínhamos que esperar por várias pessoas de San Pedro de Casta que estavam a assistir à famosa corrida de cavalos na povoação que mencionei, que ocorre todos os anos em honra a Stª Eulália. E esta corrida era algo de loucos pois imaginem 3 cavalos a descerem a alta velocidade por uma estrada íngreme de montanha..com curvas perigosas em que os cavaleiros não usavam capacete..e infelizmente assisti a vários acidentes sempre na mesma curva junto à meta.

Uma vez participado os 70 cavaleiros…ou seja..passado 3h..prosseguimos com a subida por uma estrada delgadíssima sem barreiras protectoras em que constantemente se podia observar o abismo mesmo ao nosso lado!

Às 21h finalmente estava a 3200 msnm..sentindo um breve cansaço devido à fraca oxigenação decorrente da altitude.

No domingo (dia 10 de Agosto..em que curiosamente assinalava o meu primeiro mês no Peru) pelas 6h da matina já estava eu montado num cavalito com o objectivo de subir a Marcahuasi. Como companhia apenas tinha a minha guia ("comunera" de San Pedro de Casta), a égua e a sua potra...a quadrilha perfeita para explorar a antiga povoação de Marcahuasi que foi destruída e abandonada na época da conquista espanhola..



Quanto ao meu contacto de 1º grau com Marcahuasi penso que é suficiente a visualização das seguintes fotos para expressar o meu fascínio pela paisagem..de facto valem por milhões de palavras.

E tenho que referir que estas fotos foram obtidas por um fenómeno que não consigo até agora explicar a 100%..como contei nas aventuras da selva central a minha máquina caiu de uma ponte e durante uma semana não apresentou qualquer problema..no entanto antes de realizar esta viagem o ecrã deixou de funcionar...levei-a à FUJIFILM mas disseram-me que não tinha para já reparação..necessitava de um novo chip interno..

..desanimado aceitei a notícia e em substituição levei a minha querida CANON analógica..que não sei porquê deixou de funcionar no início da subida para Marcahuasi...agora imaginem o meu desespero..não conseguir captar nada desta aventura única!!!!

Estava eu no pico..a 4100 msnm..triste..quando decido em último recurso ligar a minha FUJIFILM! E não é que começa a FUNCIONAR!!!!!! Incrível..em completo êxtase início a captação dos seguintes momentos:


De regresso a Chosica aproveitei a boleia duns amigos que conheci em Casta e que trabalhavam para a Cáritas Perú, o qual lhes agradeço a simpatia e amabilidade.

7 comentários:

TA disse...

Ainda bem que a máquina resolveu funcionar...local fantastico!!

Abraço,

Tiago

Primas disse...

Uau!! Que lindo!!

O Perú promete muitas e fantásticas viagens! Continuo atenta e com uma pontinha de inveja!

Besos,
Rute

g. disse...

Já tens ceu azul?

bahh...

aqui ainda não...

Um viajante na expectativa... disse...

Olá!

Esta máquina é uma maravilha..é uma autêntica máquina de guerra :D

Qt a ti Rute..cá te aguardo para explorarmos este paraíso ;)

De facto qd saímos de Lima somos brindados com uma luminosidade parecida com a lusitana..

Bjs e Abraços!

Anónimo disse...

E a mim, não me aguardas porquê? :P

Um viajante na expectativa... disse...

Então Kilita??

Claro que também aguardo por ti :d

Bjitos

Anónimo disse...

Ahhh...ainda bem :)

Já sei o que te oferecer nos anos: uma máquina fotográfica FIEL!!! :P