quinta-feira, 7 de agosto de 2008

In the Jungle II :D

Uma vez na Selva Central dirigimo-nos de imediato aos balcões de atendimento das várias empresas de transporte com o intuito de garantirmos uma passagem de regresso à "civilização"..e se possível com o menor gasto de recursos..e assim foi! Por 50 nuevos soles o nosso objectivo inicial foi cumprido graças à "competente" empresa Tarma..que como irei expor posteriormente demonstrou um elevado profissionalismo...(estou a ser irónico, ok??).

Antes de continuar, como é óbvio, tenho que apresentar os meus companheiros peruanos nesta aventura pela "Cuenca Amazónica": Ruth, Alonso y Eli que em momento algum perderam as energias necessárias para explorar as belezas naturais que nos esperavam :D


Desde logo a nossa estadia por Chanchamayo começou de uma forma animada..pois imaginem o que é andarem 4 artistas com as respectivas malas, incluindo o sr. condutor, numa motocicleta aparentemente frágil..
Encontrado o quartel general dos 4 "magficos audazes" , que apenas descreverei pessoalmente :), tratamos de imediato em participar num dos diversos Tours por esta terra designada "capital cafeteira do Peru"!


First Tour: Tour por el valle del Perené (que é um rio)!
Neste Tour, no qual éramos transportados pela sempre presente Combi, visitamos uma ponte suspensa, nadamos em cataradas, comemos animais selvagens..e até dançamos num acampamento duma tribo indígena - os Ashaninka..


The Second Tour: Tour Borgoña
que
realizamos no domingo foi um Tour de completa aventura..pois tivemos que subir um rio..ultrapassando diversos obstáculos incluindo mini-cataratas..permitindo explorar um pouco melhor a selva profunda!


Também neste dia constatei que o clima e a paisagem na selva central do Peru são diferentes em relação ao que estamos habituados a ver na televisão sobre a floresta amazónica..de facto a selva central apresenta um clima mais seco, embora densamente arborizada, constrastando com a selva norte do Peru na zona de Iquitos..claramente mais verde e húmida..caracterizada por árvores de grande porte.
O clima em Chanchamayo recordou-me o verão em Portugal, pois na selva central estamos agora no chamado Verão Amazónico em oposição ao Inverno na costa do Peru, e não é por acaso que esta região é uma grande produtora de laranjas...

Ao terminar este tour..decidamente apercebi-me que sou um rapaz com sorte..não é que a minha querida novaquina fotográfica me cai da tal ponte suspensa..cerca de 6 metros..e choca contra uma pedra bastante suave :D
Pensarão vocês...sorte?? Sim..sorte e sem ironismos..pois além de não me cair ao rio apenas sofreu uma amolgadela num dos cantos..estando "lista" para mais desafios. Portanto..comprem máquinas Fujifilm!!!!

E esta foi a minha reacção...

Para terminar o grande dia..nada melhor que dançar na melhor disco da selva central..Kametsa..ao som do Huaylashhh y Quechua rock!

No último dia de viagem..2ªfeira.
.já sentindo a intensidade dos desafios realizados..optámos por algo mais pacato e organizámos nós mesmos o 3º Tour: Tour por la cascata del Tirol e Mirador de La Merced :D ..em que o meio de transporte elegido foram as cativantes motocicletas indianas!


O nome desta última catarata, Tirol, não é atribuído por acaso..pois revela uma ligação muito pouco esperada desta remota região às europeias Alemanha e Áustria! De facto diversos alemães e austríacos migraram para esta zona em meados do séc. XIX, sendo por exemplo comum numa pequena povoação chamada Oxapampa observar bastantes loiros de olhos azuis.

Por voltas das 22h, apenas com o estomâgo ligeiramente aconchegado na medida em que íamos atingir de novo altitudes elevadas, partimos em direcção à antiga capital do vice-reino das Américas!

2 comentários:

Anónimo disse...

O grupo que aparece na foto não se parecem nada peruanos.....são australianos????????e os jacarés típicos do perú? Onde andam?

Um viajante na expectativa... disse...

..andam pelo altiplano andino..pelos 4000 e tal metros de altitude!!