quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Em altitude...

Estou quase há duas semana sem dar notícias…mas isto não significa que não tenha imensas novidades para revelar…simplesmente estes últimos dias têm sido bastante absorventes!

E completando o título desta mensagem…em altitude é onde me encontro neste momento…pois há duas semana que cheguei à minha primeira obra, situada a 4000 msnm em plenos Andes. De forma a situar-vos…isto fica a norte de Lima, perto de Huaraz (conhecido pelas suas maravilhosas cordilheiras) em que a povoação mais próxima é Huallanca, adoptada como o ponto de alojamento de toda a equipa!

No meu primeiro dia de trabalho

A obra que é intitulada por “Mantenimien
to Periódico de la Carretera Conococha – Yanacancha km 60-120 por Reciclado con Asfalto Espumado + TSB – Fase II” consiste na recuperação de uma estrada de 60 km de longitude que serve de acesso a uma importante Mina do Peru e do Mundo – Compañia Minera de Antamina – em que se produzem principalmente cobre, zinco e outros materiais, constituindo o maior investimento alguma vez feito no Mundo no campo mineiro.

Oficinas da Translei

No que diz respeito à parte mais técnica da obra…está-se a aplicar um procedimento de reciclagem da estrada existente através de uma Máquina Recicladora vinda de Portugal, mais concretamente duma empresa do grupo Mota & Engil Probisa. Esta máquina tem a capacidade de triturar o pavimento existente, evitando assim a necessidade de adicionar novos agregados pétreos à nova base da estrada reabilitada, misturando ao mesmo tempo que recicla asfalto PEN 85/100 em forma de espuma e cimento Portland, que é espalhado previamente sobre o pavimento. O termo espuma, por sua vez, retrata a forma como é misturado o asfalto aos agregados. Na realidade é injectada uma pequena quantidade de água e ar sobre pressão a um fluxo de asfalto quente numa câmara de expansão, no qual a água ao aquecer de uma forma rápida vaporiza-se e expande o asfalto, formando-se assim uma espuma que permite uma melhor mistura com os agregados resultantes da reciclagem a frio. No final resulta uma base de óptimas características em que se poupa material de base,energia e custos de transporte de desperdícios e agregados face às técnicas tradicionais.

Conjunto de reciclagem



Uma vez obtida a base reciclada,
esta é compactada e perfilada, de forma a ser impermeabilizada com MC-30, garantindo-se assim a humidade óptima da base.


Por outro lado
cria-se uma boa superfície aderente para a seguinte camada protectora constituída por duas capas de gravilha. Esta protecção tem a designação de tratamento superficial bicapa (TSB) e é executada em duas fases…em que cada uma envolve uma rega de asfalto modificado com polímeros no qual se acrescenta gravilha, de 3/4´´ na 1ªcapa e 3/8´´ na 2ªcapa. O asfalto é modificado com polímeros pois as elevadas amplitudes térmicas diárias características destas altitudes exigem uma determinada elasticidade.


Para terminar esta parte, queria referir que a obra em questão está a revolucionar a construção civil tanto
Peruana como Mundial, na medida em que foi pela primeira vez aplicado Reciclado com Asfalto Espumado no Peru e a mais de 3500 msnm.

Paralelamente a toda esta experiência profissional e técnica bastante produtiva existe um deslumbramento pela paisagem envolvente da obra. De facto encontro-me no coração dos Andes onde no dia-a-dia posso deparar-me com povoamentos andinos que ainda mantêm os mesmos hábitos ancestrais, manadas de alpacas (família dos lamas), rebanhos, cavalos em estado quase selvagem, que se encontram a pastar nas encostas e vales de montanhas verdejantes bem definidas. Esta nova paisagem andina é sem dúvida ainda mais surpreendente em relação a Marcahuasi (do qual falei na mensagem anterior) como se pode visualizar nas seguintes imagens…

Vista da lagoa Canrash onde existem viveiros de trutas


A minha vista favorita...por onde passo quase todos os dias...


Uma manhã diferente do habitual...para esta altura do ano..

Também está a ser uma experiência enriquecedora ao nível de vários campos que não esperava contactar a esta altitude, como seja a paleontologia e geologia…Aqui ao longo da estrada que estamos a recuperar é possível visualizar da forma mais natural do mundo pegadas de dinossáurios de diferentes épocas…umas incrustadas, outras em relevo! Ao nível da geologia destaco as formações rochosas que em Portugal não são tão comuns ou tão perceptíveis…tais como agulhas vulcânicas, dobras, marcas erosivas provocadas pelo movimento dos glaciares…entre outras!


Assim termino o resumo das minhas vivências nas últimas semanas…com a promessa de publicar mais imagens e de falar um pouco mais sobre a minha experiência em viver a esta altitude pois sem dúvida que neste momento sou dos poucos portugueses que se encontra a um nível tão elevado :D


7 comentários:

Tiago disse...

mas que grande cenário! e grandes revoluções dos materiais.

Um viajante na expectativa... disse...

Sem dúvida :)

Abraço e diverte-te aí no mediterrâneo da Europa!

Daniel

g. disse...

Grandes fotos pah!!!


Mto mto bom!!

Primas disse...

Até no trabalho a vista é bonita :)

Beijinho,
Ru

P.s. saudades de casa... sempre! vou ao Porto este fds :)

Um viajante na expectativa... disse...

...sim de facto Goncalo a paisagem convita a grandes momentos de fotografia!

Rute...ñao me fales do meu Portozinho...que saudades dessas ruas labirinticas e misticas...

Abracos e Bjinhos

tati disse...

lindoooo....... :)

Anónimo disse...

Olha, uma pergunta ingénua: porque não aplicam essa técnica do asfalto espumante em Portugal??