quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

...às portas da Patagónia!

O chile é deste tamanho!

Já estamos no décimo segundo dia do novo ano, pelo menos ainda no Peru, e já estava na altura de publicar mais qualquer coisita. Desta forma relatarei sem seguida a minha passada viagem ao Chile...ocorrida nos inícios de Novembro...sei que já lá vão bons meses mas tenho que seguir uma certa ordem cronológica...para que todos os relatos das próximas viagens tenham uma certa lógica.


Voltando a Novembro de 2008…

…imaginem que têm 7 dias livres para viajar e cujo ponto de partida é um pequeno povo andino, algures a 4000 metros de altitude no centro do Peru, que destino escolheriam?

De facto as possibilidades são imensasmas de certeza que “as portas da Patagónia” não seria o destino que vos surgiria de imediato. O mesmo aconteceu comigo, no entanto tudo tem uma explicação lógica…

…no meu caso este destino surgiu po
is ao pensar em visitar o Chile de imediato o meu subconsciente associou-o à tão desejada Patagónia…contudo como o tempo era limitado e as distâncias incrivelmente largas…as portas da Patania foram uma opção razoável :D

Mas pergunto eu retoricamente, porquê
o Chile e não Machu Picchu (uma vez que ainda não o visitei)?

Pode parecer um pouco ridículo à partida mas estar vários meses a trabalhar e a viajar em zonas remotas do Peru onde os padrões civilizacionais a que estamos habituados estão longe de serem alcançados leva-nos a buscar ansiosamente por algum conforto que nos recorde a nossa querida “casa”…e como só algumas zonas já visitadas de Lima me poderiam satisfazer porque não explorar o Chile, um vizinho próximo e acessível que por acaso até é considerado o país mais desenvolvido da Arica do Sul.

Posso dizer que saí renovado do Chile e que pela primeira vez desde que parti de Portugal me senti como estivesse na velha Europa…gostei da tranquilidade e descontracção dos chilenos a circularem nas ruas de Santiago, de sentir que se valorizava a arte especialmente a contemporânea, gostei de saber que o debate de ideias estimulantes era uma realidade, adorei repousar nos jardins com história, surpreendi-me pelo facto da qualidade das infra-estruturas e de vida não estar concentrada apenas na capital…simplesmente admirei esta empatia inesperada com os chilenos…

À parte destes pequenos aspectos, que para mim se tornaram marcantes nesta grande aventura que já dura há vários meses, o Chile também apresenta paisagens naturais incríveis que em seguida mostrarei…

Para terminar esta breve introdução queria
revelar-vos um pensamento curioso que me surgiu nesta cruzada por quase metade da extensão do Chile. Neste momento encaro o Chile como uma amostra transversal da Europa, isto é, a longa faixa do território chileno pode ser encarada como uma faixa de território europeu invertida que começa no Árctico e termina no deserto do Sara com a diferença que no caso chileno esta diversidade geográfica se encontra concentrada no mesmo país. Portanto, o território Antárctico corresponde ao Árctico, a Terra do Fogo à Lapónia, o distrito dos Lagos (que cheguei a visitar) à Alemanha, Santiago e Valparaíso na zona central ao Mediterrâneo e o deserto de Atacama ao deserto do Sara.

Trajecto percorrido...

A minha viagem por sua vez começou com uma outra longa viagem e com o término da minha presença na obra de Reciclado…por volta das 4h da manhã saí eu definitivamente do pequeno povo andino de Huallanca em direcção a Huaraz para tomar um novo autocarro em direcção a Lima…passado quase um dia de viagem cheguei finalmente à capital para sua vez me dirigir ao Aeroporto para de uma vez por todas levantar voo com rumo a Santiago do Chile.

...a obra passada, com neve!

1 Português e 6 Peruanos.

O ziguezague da estrada reabilitada...

A caminho de Lima!

Pensava e
u que teria 5 horas de voo até Santiago, o que me permitiria descansar qualquer coisita, contudo constato que chego duas horas antes do previstonão sabia que havia uma diferença horária de 2 horas, também quem pensaria isso sabendo que o Peru e o Chile estão praticamente no mesmo alinhamento? Uma coisa é certa…estes chilenos sabem o que fazem…porque no Peru às 18h já é de noite infelizmente…

Admito que mal aterrei no Chile me senti um
pouco perdido pois sem o meu guia Lonely Planet as coisas tornam-se mais complicadas para um viajante independente…e estupidamente caí naquelas ratoeiras básicas para quem tem algum experiência na arte de viajar, ou seja, dar trela àqueles melgas que se encontram nas saídas do aeroporto a oferecerem serviços de transporte até ao centro da cidade. Ainda hoje me pergunto por que raio caí...contudo fui transportado até ao meu “hostel” numa luxuosa carrinha com um motorista particular bastante atencioso. Uma recepção em grande portanto…MAS o mais ridículo ainda foi aquela parte de dar uma gorjeta ao homem… :)
Mudando de assunto….

Estive inicialmente 2 dias em Santiago
onde simplesmente usufrui dos aspectos citadinos da mesma (jardins, cas, ruas e praças com animação, metro, centros comercias, manifestões culturais…), dos seus museus e das vistas proporcionadas pelos 2 principais “cerros” da capital Chilena. Não me esquecerei do céu agradavelmente limpo que me foi agraciado, uma vez que a poluição atmosférica é um problema crónico desta capital andina. Tamm tomei consciência de que no actual território chileno coabitaram e coabitam diversos grupos indígenas, sendo os “Mapuches” talvez os mais conhecidos e os que constituem na actualidade o maior grupo minoritário do Chile que é na sua grande maioria habitado por descendentes de europeus. Recordo que o Peru, em oposição, é um dos três países com maior população indígena da América Latina.

Boca de incêndio animada com o Palacio de la Moneda como pano de fundo...

...subindo ao cume do Cerro Santa Lucía!

Enquanto subia deparei-me com a calçada do gigante lá do sítio, já não necessito de ir à Irlanda :)

Santiago de arriba!

...mirando no outro sentido...onde se podia avistar ao longe a brancura da cordilheira do Andes chilenos!

Fachada do Museu Nacional de Bellas Artes!

...arte? Ou uma simples recolha solidária de roupas usadas?

A 3ª versão que já vi do famoso quadro "Las Meninas" de Velásquez. Depois da original em Madrid, da versão de Picasso em Barcelona...agora esta de Cien Fuegos!

Tranquilas calles!

Plaza de armas!

"Ahora" panorâmica de Santiago desde o cume do Cerro San Cristóbal!

Queres jogar xadrez?


Com a mente concentrada nas portas da Patagónia lá parti no final do 2º dia em direcção a Puerto Montt, situado a 1000 km mais a sul. Foram 12 horas de viagem nocturna em autocarro, actualmente uma rotina perfeitamente normal para mim, que me permitiram constatar que o Chile de facto é um país com padrões europeus de desenvolvimento. Esses 1000 km de trajecto foram na sua totalidade percorridos em auto-estrada de duas faixas de rodagem e o grau de desenvolvimento das povoações ao longo do percurso não diminuía drasticamente mal nos afastávamos da capital, como acontece no Peru, em que claramente Lima é capital e o resto é paisagem. Este comentário pode parecer um pouco estranho para nós europeus, habituados a determinados padrões de desenvolvimento e a uma homogeneidade entre as regiões, mas passado vários meses a viver fora de Lima aperceber-me que existe um país algures na América do Sul que se assemelha à nossa realidade é entusiasmante. Também é importante referir que com este comentário não quero denegrir a imagem do Peru simplesmente quero frisar que o Peru ainda necessita de caminhar mais alguns passos, e está no caminho certo, para alcançar a realidade europeia.

...já bastante mais a sul!

Puerto Montt

Mal cheguei ao terminal terrestre de Puerto Montt, tomei um “banhoque” na própria estação, que tinha uns bons balneários públicos e eram utilíssimos para viajantes independentes, e ingressei de imediato num tour pelas atracções naturais da região “Los Lagos” que em tempos recebeu várias famílias alemãs “contratadas” pelo Chile para colonizarem as terras selvagens das portas da Patagónia…

...algumas das atracções...

...Laguna de Llanquihue, que banha a verde ci
dade de Puerto Varas e é vigiada por três vulcões…

...Vulcão Osorno cuja pico está sempre coberto de neve… Na base deste lindíssimo vulcão, que poderia ter escalado se tivesse tido mais tempo, almoçamos um inesquecível salmão acompanhado por um bom vinho chileno na sala de jantar de uma típica casita de madeira…

Vulcano Osorno



A melhor parte do tour começou com uma breve navegação no “Lago de Todos los Santos” que constituí uma via
de acesso por meio dos andes até à vizinha cidade de Bariloche na Argentina. Curiosamente foi por este lago que Che Guevara entrou no Chile vindo da Argentina durante a sua longa viagem pela América Latina, cuja cena está fantasticamente retratada no filme “Diário de Motocicleta de Che Guevara”…e esta hein?



Windsurf em altitute!


A cereja no topo do bolo foi “delicadamente colocada” com a visita aos designados “Saltos de Petrohué“… Não me esquecerei dos longos minutos de tranquilidade que a simples observação da natureza envolvente me proporcionou!



O sul do Chile é mesmo isto…a natureza no seu esplendor…no seu estado selvagem…mas em que o conforto da civilidade está rapidamente ao alcance de qualquer um.


Nessa mesma noite fiz uma coisa que qualquer viajante experiente não costuma fazer…que é viajar para um determinado local, ainda por cima remoto, no qual se chegará de noite, sem qualquer mapa do mesmo e sem nenhum hotel reservado…no meu caso nem tinha sequer visto as ofertas de alojamento do tal local. Mas o que é viajar sem estes “pequenos” pormenores? Sem esta adrenalina miúda?

Ora que fiz foi atravessar o canal que sepa
ra Puerto Montt da “Isla Chiloé”, a maior ilha da América do Sul, de ferry boat durante a noite e percorrer durante algumas horas a mesma até chegar à pequena austral povoação de Castro por volta da meia noite…depois de várias longos momentos de busca incessante por um simples abrigo, em que até tive a estupidez, imaginei só, de recusar um alojamento por meia dúzia de euros pois acreditava que iria encontrar algo mais baratito…lá consegui encontrar um quartito confortável numa casa de turismo rural…em que foi recebido calorosamente pela dona da casa. Foi como se tivesse chegado a casa de um familiar :D

O melhor foi quando na manhã seguinte tom
ei o pequeno-almoço na calorosa cozinha…em que me serviam deliciosos pãezinhos com café com leite como fosse um convidado da casa… por momentos pensei que estivesse mesmo na minha casa…

A ilha Chiloé é conhecida pelas suas igrejas totalmente construídas com madeira, no caso de Castro pelas suas c
oloridas palafitas, mas o mais interessante desta ilha é de longe a sua reserva natural à beira mar plantada…com praias intermináveis banhadas pelo frio Oceano Pacífico. Até o conhecido Charles Darwin no seu livro “Viagem do Beagle” menciona as suas praias…ele próprio esteve algum tempo a viver nesta reserva onde descreve os indígenas que então habitavam a mesma.

A povoação mais a sul da ilha, Quellón, é frequentemente utilizada pelos turistas para embarcarem em expedições à Patagónia, nomeadamente aos glaciares de São Rafael.

palafitas...

Igreja de Castro

Igreja de Ancud...situada numa ilhota ao largo da Ilha Chiloé...é necessario efectuar a travessia através de um Ferry Boat!

Detalhe da base de apoio dos pilares de madeira da Igreja de Ancud!

Sopinha de marisco.

Como sempre durante as minhas viagens encontro sempre companhia de aventuras, desta vez foi a Carmen, do Brasil, e o Manuel, do Chile. Adorei as valentes caminhadas que fizemos juntos pela praia, as nossas agradáveis conversas e as cervejitas que bebemos no único bar que existia num raio de quilómetros.

Reserva Nacional da Isla Chiloé!

Ainda queria acrescentar que em toda a minha estadia por esta ilha imaginei várias vezes a travessia da Patagónia por Fernão de Magalhães…que esteve muito próximo, senão é que não esteve, dos locais por qual passei.

Assim termino o relato de uma parte desta aventura por terras chilenas que em breve terminarei em futuras publicações no blogue…
Valdivia e Valparaíso serão os próximos destinos!

Até breve!

11 comentários:

Lígia disse...

Daniel, estou sem palavras.

Deslumbrante...

Quem me dera poder ter-te acompanhado em cada passo dessa tua viagem. Que aventura :)

Um viajante na expectativa... disse...

Olá amiga!

...de facto o sul do Chile é incrível!

Não me acompanhaste nesta "expedição"...mas ainda me poderás acompanhar em muitas mais aventuras...não te esqueças que fiquei às portas da Patagónia...o próximo passo será mesmo entrar nesta terra austral :)

Bjinhos,
Daniel Pinto

Primas disse...

Daniel, somos duas sem palavras!

Chile + Patagónia é a minha viagem de sonho... América Latina revela-se a cada post teu! Maravilhoso, digo eu, para não copiar a Lígia...

América Latina é definitivamente o meu destino no pós-contacto. Lígia, vamos?

Um beijinho grande

Um viajante na expectativa... disse...

Olá guapa!

Bora lá...quantos mais melhor...sempre podemos alugar uma carrinha e fazer um verdadeiro RoadTrip!

Além disso há que aproveitar o verão gelado da Patagónia :)

Bjitos!

Daniel Pinto

Lux disse...

Oh my GOD!!

admito que nao sou uma "menina adora natureza" mas neste caso nao ha como nao se render....


isso nao é uma aventura....sao mil!!

beijo e ........uau!!

Um viajante na expectativa... disse...

Thks menina Luxemburguesa que agora vive na Alemanha lololol

Um beijito!

Daniel Pinto

Lígia disse...

A viagem pela america latina ainda está de pé... Para Março!

Era só para dizer... Mais notícias em breve... ;)

Estes posts dão cabo de mim! aiai...

Dinis disse...

tu és o rei dos blogs!
só te digo! :D

parabens

Um viajante na expectativa... disse...

...Dinis, Dinis!

E tu és o rei das amigas giras, só te digo!

Grande abraço e obrigado,
Daniel

comofriegan disse...

O terrorismo no PERU duro quase 3 decadas, morte, pobreza, sem inversao, inflacao etc.
E por isso que acho injusto vc ficar comparando o PERU com outro pais e muito menos fazer comentarios de que nao quer falar mal do PERU mais que o Peru deveria fazer isto o u outro.
Em isso estamos, nao e a toa que nossa economia cresceu mais do que da CHILE!
Mais ainda e muito cedo pra muitas cosas.
E por isso que se vc nao sabe valorar as coisas boas do meu pais e entender q' tem coisas melhor q' as cidades modernas onde as pessoas cada vez sao mais frias...
Espero nao volte para meu pais onde foi bem tratado pela maioria de peruanos.

Um viajante na expectativa... disse...

Caro anónimo "comofriegan",

Aceito o seu comentário pois considero-me uma pessoa tolerante e gosto de "ouvir" sempre as opiniões dos outros mesmo que estas sejam divergentes.

Mas aceitar não significa concordar!

Desta forma tenho que lhe transmitir que não concordo com o seu comentário.


Primeiro,
Conheço perfeitamente a história peruana, nomeadamente a recente, e admito que o terrorismo foi bastante marcante e doloroso para os peruanos.

Segundo,
Como vivo e viajo por quase todo o Peru tenho uma percepção completamente diferente da realidade de vida da maioria da população que vive afastada de Lima em relação àqueles turistas que apenas visitam os principais locais turísticos peruanos e que saem daqui sem demonstrar qualquer interesse pelo resto do Peru.

Terceiro,
Por motivos profissionais participo e estou ao corrente de vários programas de inversão que estão e irão decorrer no Peru e desta forma sei que o Peru está progressivamente evoluindo num bom sentido.


Portanto penso que estou minimamente apto para elaborar qualquer comentário de cariz político, económico ou social sobre o Peru.

Além disso penso que opinar é um acto de liberdade, pelo menos no meu país, mesmo que a opinião não seja do agrado de alguns.


Por outro lado, não entendo porque refere que não sei valorizar o Peru?
Todos os meus posts tiveram o intuito contrário, ou seja, tiveram sempre o objectivo de transmitir uma perspectiva positiva do Peru e de divulgar locais que não são muito conhecidos na Europa.
E como pode constatar pelos comentários ao meu blogue, as pessoas sempre demonstraram entusiasmo pelos locais por mim visitados e muitos dos meus amigos gostariam de visitar esse locais que até então nem sabiam que existiam.


Por fim, eu posso fazer as comparações que quiser com outros países e não o acho nada injusto.
Penso que não reconhecer as diferenças é que não é positivo para o desenvolvimento de qualquer país. É necessário observar as diferenças, captar as mais positivas e tentar implementá-las!

Não sei se conheçe a realidade europeia mas a diferença de desenvolvimento é significativa relativamente ao Peru (falando na globalidade).
E o Chile de facto está num patamar mais próximo.
Qual é o problema de mencionar esta situação?

Justificou que o Peru está atrasado devido ao terrorismo, falta de inversões e inflação...

...mas e os outros países? Todos os países tiveram as suas fases negras...a Europa as duas guerras mundiais...a Colômbia ainda tem um terrorismo feroz...

O próprio Chile era bastante pobre à vários anos atrás, mais do que o Peru! Porque está agora tão desenvolvido?

É verdade que a economia do Peru cresceu bastante nos últimos tempos, mas espero que saiba porquê! Grande parte à custa da exploração mineira e da subida dos preços dos minerais...mas agora com a quebra nos seus preços como
vai ser? Será que o "canon minero" está a ser bem invertido?
Eu acredito que o Peru vai dar o salto...mas pelo que tenho escutado pelos meus amigos peruanos...esse investimento ("inversión") não se vê ultimamente!


Para terminar,
Espero que o tenha esclarecido e queria dizer-lhe que sempre fui muito bem tratado no Peru, adorei esta experiência de vários meses por terras peruanas e quando partir espero voltar quando bem me apetecer!

Daniel Pinto

P.S: Essas das pessoas frias nas cidades modernas...é um mito que ainda gostava de entender. Além disso todos os países "modernos" têm outros aglomerados populacionais além das grandes cidades onde as pessoas também
são bastante acolhedoras.