domingo, 12 de outubro de 2008

...terminando...

…de falar sobre a última aventura, pois uma nova sem precedentes já se concretizou, apenas queria revelar que depois da incursão pela selva dirigi-me à antiga terra da cultura Chimú algures nos arredores da colonial cidade de Trujillo, conhecida por ser a primeira cidade do Peru a declarar a sua independência e famosa por ser um viveiro de revolucionários. Desta cidade destaco as coloridas fachadas dos antigos edifícios coloniais, as janelas desses mesmos edifícios protegidas por belíssimos gradeamentos forjados e os seus muito europeizados cafés que me permitiram por momentos “respirar” momentos de tranquilidade e conforto, algo que desde que estou em obra não me é permitido!

Hotel Colonial...onde fiquei alojado!

Cruce en Trujillo!

Plaza de Armas...bastante colorida!

Fachada colonial típica de Trujillo!

Trujillo nocturno!

Após uma visita matinal pelas “calles” muito hispânicas de Trujillo ingressei numa outra expedição, desta vez pelas ruínas de duas importantes culturas, a já referida cultura Moche que também tive a oportunidade de apreciar mais a norte em Chiclayo e a peculiar cultura Chimú.
Das ruínas da cultura Moche não me esquecerei da intacta decoração das paredes do edifício cerimonial “Huaca de la Luna” que peculiarmente era constituído por uma sucessão de sobreposições de camadas de blocos de adobe cada vez que um der aí era sepultado. Pelo que me recordo apresentava pelo menos 5 níveis e fui interessante observar a evolução da decoração ao longo dos tempos nesses mesmos níveis.

Decoração dos muros de um dos níveis da Huaca de la Luna!

...rampa de acesso ao topo do edifício cerimonial com algumas decorações ainda intactas!

...como seria a Huaca nos seus tempos de apogeu...

Huaca del Sol ao fundo...ainda não muito visitada!

Mais uma vez ao fim de alguns minutos de visita pela Huaca de la Luna arranjei companhia para o resto do Tour, desta vez três chicas francesas em que uma delas, imaginem como o mundo é pequeno, era filha de emigrantes portugueses, a Sandra, que me proporcionou uma interessante conversa em português como muito não me era possibilitado.

Após um almocito típico das segundas-feiras em Trujillo, Shambar, seguimos em direcção à maior construção em adobe da América, Chan Chan (“Sol Sol” em chimú…)

Foi simplesmente genial visitar esta antiga cidade/capital da cultura Chimú, os seus muros delicadamente decorados, as suas praças cerimoniais gigantes e o inesperado oásis algures localizado entre os seus labirínticos muros de adobe.

...um aperitivo do que viria a seguir, Huaca Esmeralda!

Peixinhos nos muros...uma influência do Oceano Pacífico ali tão perto!

Pormenor do floreado dos muros que ao fim destes anos todos ainda estão intactos!

Uma das várias praças cerimoniais...

...corredores intermináveis ladeados por resistentes muros de adobe!

...quem diria que existiria um oásis dentro desta cidade...


Para terminar o dia nada melhor que comer um torrãozito à beira mar em Huanchaco, famoso pelos seus barcos de verga ainda utilizados pelos pescadores locais.


No dia seguinte a missão por mim imposta foi chegar a Huaraz por uma rota bastante alternativa, devido ao estado primário “de la carretera”, mas de uma beleza fantástica, a rota por “el Cañon del Pato”, onde as duas Cordilheiras Branca e Negra quase se tocam formando um desfiladeiro incrível e para os mais curiosos onde se localiza uma importante barragem gerida pela Duck Energy. Realço também desta viagem de várias horas os sucessivos túneis escavados de uma forma bastante primitiva.

Assim se passaram 7 dias incríveis…mas que não se igualarão ao desafio que ultrapassei nos meus mais recentes dias de descanso….

6 comentários:

Anónimo disse...

Eh pah tas mesmo magrito! :P

Um viajante na expectativa... disse...

Pois...isto de comer Arroz e Frango todos os dias tem os seus efeitos!

Estou magrito mas estou com uma resistência fora do normal :d quando descer ao nível do mar vou parecer eléctrico! :D

Bjs!

Daniel

TA disse...

Sempre com aventuras invejáveis!!
O Peru deve ser fabuloso, com tanta riqueza cultural, tanto para conhecer,..

Quanto a tua pergunta no meu blog, foi a empresa que se encarregou das viagens para renovação do visto.

Abraço

Um viajante na expectativa... disse...

Sem dúvida que o Peru a nível de história e paisagens é fantástico...mas falta-me a oferta cultural contemporânea da nossa Europa :D

Tu compreendes...

Gracias pela resposta...ainda bem que a empresa é porreirita!!

Abraço e boa sorte por terras africanas!

Primas disse...

Daniel :)

uau! não sei que mais dizer!

Espero-te para um café junto ao mar :)

Um viajante na expectativa... disse...

....em qual deles?? Pacífico ou Atlântico? :d

Por mim pode ser um cafezito nos dois que tal??

Bjitos e boa sorte por essas latitudes!

Daniel