segunda-feira, 22 de setembro de 2008

...3500 Km em "Autobus"... -> Selva


Eram vários os planos relativamente à nossa incursão pela selva, como referi na mensagem anterior, contudo todas as decisões previamente pensadas e projectadas neste contexto geográfico estão sujeitas a mudanças e necessitam de ser rapidamente assumidas e resolvidas….e assim foi!


...a chegar a Tarapoto numa manhã chuvosa...


O objectivo de ir de Yurimaguas até Iquitos de barco ficou por mim adiado, pois a Julie sempre acabou por realizar a nossa ideia inicial posteriormente, e decidimos em pouco tempo tomar um designado colectivo, que não é mais do que um carro que só parte quando está lotado, e lá fomos em direcção a Sauce também conhecida por Laguna Azul devido à lagoa que se encontra nesta povoação!


O frenesim das motocicletas em Tarapoto!


Poucos minutos de caminho e comecei a ficar fascinado por uma paisagem selvática que nunca antes tinha visualizado…mesmo em Chanchamayo…também pela primeira vez pude sentir o calor húmido e a chuva tropical tão natural destas latitudes…Em seguida deparei-me com uma situação apenas digna de documentários televisivos…atravessar um rio através de uma espécie de jangada conectada a um cabo suspenso…constituindo uma óptima alternativa a uma ponte complexa e dispendiosa que a geografia do local requereria!


A tal jangada...e o sistema de cabos!


Com vontade dar um mergulho...senão fossem as piranhas :D

(mas por caso neste rio não haviam...)


Atravessado o rio, o Sr. Condutor acelerou a fundo pela estrada avermelhada de terra batida, e em género de rally amador chegámos à desejada lagoa…não podendo deixar de mencionar a observação de diversas orquídeas que numa relação simbiótica repousavam nos ramos de diversas árvores!



Mal chegámos à pacata povoação de Sauce, que por acaso foi uma antigo refúgio do grupo terrorista dos anos 80/90 MRTA, apenas tivemos tempo de “saltar” do colectivo para uma canoa que nos iria proporcionar uma visita à Laguna Azul…que segundo os locais periodicamente se esbranquiça devido a libertações de substâncias químicas provenientes de um vulcão aparentemente inactivo que é banhado pela mesma. No meio da visita encomendamos um peixinho da lagoa para o almoço que iria ser entretanto preparado…Durante a tarde ainda tivemos tempo para visitar o mini zoo lá da terra onde contactámos em 1º grau com macaquinhos, papa-formigas, porcos silvestres entre outros animais da região. Achei imensa graça aos papa-formigas pois são mais enérgicos do que eu pensava e movimentam-se nas árvores tal como macacos :D


Já dentro do barquito!


Julie...a minha amiga de aventuras pela selva!

E ao fundo um antigo Jocker!


Para terminar o dia da melhor forma…alugámos um confortável “lodge” virado para a lagoa que nos permitiu apreciar o pôr-do-sol na selva… e organizámos para o dia seguinte uma cavalgada pela selva adentro com o objectivo de alcançar uma recôndita catarata!


O relvado que nos separava da Laguna Azul!


...um belo refúgio para alguma meditação...



No dia seguinte acabei por realizar um conjunto de desejos que nunca pensei que se pudessem conjugar numa só viagem pela selva amazónica… De facto percorrer a cavalo campos de arroz e floresta amazónica ainda pouco explorada é algo de extraordinário!


O primeiro desejo foi satisfeito com o percurso a cavalo de uma forma tão livre como nos filmes de cowboys…é indescritível o andamento a galope! O segundo basicamente consistiu em estar cara-a-cara com extensos campos de arroz…nunca mais esquecerei o seu verde claro transbordando vitalidade! Por fim e por isso mesmo é que me dirigi a este local…consegui entrar na floresta amazónica de uma forma descontraída, sem turistas…sentindo-me o primeiro ocidental a contactar com todo o esplendor da selva! Após todos estes desejos alcançados…tudo colmatou com um mergulhito numa catarata escondida entre a abundante verdura selvática… Por todo o caminho também foi possível observar e tocar em plantações de café, de cacau, papaia, yuca, plátanos…não me podendo “olvidar” da banda sonora que entoava nas montanhas circundantes cuja autoria pertencia às variadíssimas espécies de insectos e aves nativas deste lugar! Destaco o som peculiar de um insecto que parecia nada menos do que uma autêntica máquina de barbear!


A chegada a Sauce depois de 10h decavalgada foi algo de triunfante…e não poderei esquecer-me do radioso e reconfortante sol que nos foi agraciado neste final de aventura. Apenas tenho pena de não ter tirado muito mais fotos...mas a minha máquina de guerra embora tivesse espaço na memória tinha chegada ao limite do contador de fotos...portanto teimosamente queria ser formatada :( No entanto qualquer dia publicarei mais fotos, em especial do interior da selva, que a Julie captou na sua câmara!


...já dentro da selva...a caminho de uma floresta ainda mais densa...

...descansando de uma longa jornada a cavalo num refúgio 100% natural...


...sim estou no Peru e não no Cambodja : D

...para alguns a dor de cu já não era suportada...

A pacata povoação de Sauce!

Assim se passaram 2 dias interessantes e únicos numa selva mais próxima das minhas expectativas…pois sem dúvida que o culminar da minha busca incessante por uma selva amazónica idêntica à minha percepção de selva tropical será correspondida com a minha ida a Iquitos!


No dia seguinte de novo tive que me separar da minha companheira de viagem…embarcando eu numa viagem de mais de 20h rumo ao local que antigamente pertenceu à cultura Chimú… e ela rumo a Iquitos por barco como tanto eu queria!


Tal como dizia, de uma forma especialmente irritante, a voz off dos populares desenhos animados SanGoku….”Não percam o próximo episódio”…pois mais aventuras e fotografias da costa desértica peruana serão divulgadas :D


15 comentários:

Pipeta disse...

estou cheia de inveja de ti! =)

Um viajante na expectativa... disse...

:)

Tens uma solução...reservas uns dias e organizámos uma pequena expedição pelo Peru :D

Bjitos!

Nuno Gonçalves disse...

Ó viajante, mt falaste na tua companheira de viagem. Dizes que cada um foi para seu lado mais isso não ficou por aí, não queres é contar. ;)
Pipeta quando reservares uns dias e as passagens marca para mais dois ok?
Tive a ver na net umas caminhadas de vários dias para o lago Titicaca e a Trilha Inca entre Cuzco e Machu Pichu.
Daniel, esta empresa organiza alguns passeios, mas deves arranjar por aí mais: http://www.dosmanosperu.com/

Um viajante na expectativa... disse...

Olá!

De facto cada um foi para o seu destino...agora o reencontro só em França ;)

Ya..reservem alguns dias antes do Natal que acham? Bora lá!

Eu já vi esses trilhos...mas vou tentar percorre-los qd for trabalhar mais para sul...
Para já estou ocupado em preparar uma caminhada pela cordilheira branca, vou ver se subo a um nevado relativamente acessível!

Gracias pelas dicas...estou aberto a sugestões...

Abraço!

Anónimo disse...

obrigado pelos comentários...
ja reparei que tens um blog com umas fotos lindissimas... apesar de ainda nao ter lido adorei o faco de gostarres de eddie vedder para a banda sonora de "into the wild", o melhor fime de todos os tempos!

Lígia disse...

Um lingrinhas perdido no meio da selva amazónica... "Ondje à mão o Hômem jamáiz pôis o PÉ!"(é pra ser dito com pronûncia brasileira)

Muito bom! Um sonho! Só consigo dizer... aproveita cada palmo desse mundo vivo, virgem e selvagem. E obrigada por o partilhares conosco!

Quanto à companhia... também fiquei desconfiada... Há alguma novidade que queiras partilhar conosco, Daniel? :P

Um viajante na expectativa... disse...

Hola hermanitas escritoras!!

Obrigado Mariana...sem dúvida que esse filme influenciou a minha decisão em embarcar nesta aventura actual :)

Quanto a ti C12 da Suécia lololol devias ter escrito com uma pronuncia peruana tá???? Pois não cheguei a cruzar a fronteira eheheh
...novidades?? hummm... Só no Continente ;)
Obrigado Lígia...e tu por aí também tens muita natureza para desbravar :D

Bjitos!

Dinis disse...

ai ai ai..

tu e que curtes miudooooo |:D


brutal...

grande abraco aqui da selva urbana

Um viajante na expectativa... disse...

Olha quem fala??

O homem que já conhece todas as discos de londres... :)

Abraço!

Anónimo disse...

Um esquilo a visitar outros bichitos...

Ainda não te cansaste de tantas aventuras? :)

Primas disse...

aiii pensei que já tinha comentado! ando distraída!

não temos falado e espero que andes bem! no fim do contacto fazemos uma viagem pela américa latina?

saudades e beijinho

Um viajante na expectativa... disse...

Olá kilita!

Até que enfim que comentas as minhas mensagens :D

Sim..ainda não me cansei...estou completamente viciado em viagens!

Bjnhos gandes!

Um viajante na expectativa... disse...

Olá Guapa!

Não sei se desculpo a tua distracção...lolololol

Olha que esse assunto de uma viagem pela América Latina tem que começar a tornar-se uma realidade :D
Estou mesmo motivado...tenho encontrado imensa gente a viajar vários meses por estas bandas...

Bjitos!

Daniel

Anónimo disse...

Oláa!


tu andas de cavalo... ainda não te vi a montar um lama!! bahhh

vê lá se arranjas um fiel amigo lama!

Moçambique está a tua espera! vê lá se apareces!

hambanine!

Goran

Um viajante na expectativa... disse...

Olá Goran!

Ainda estou numa fase de aprendizagem na montagem de Lamas ehehhe

Por acaso cada vez que leio o vosso blogue o meu interesse por moçambique aumenta....

...e a ver se colocam fotos das lagostas....falam muito delas mas não vejo nada :D


Abraço e tb cá te espero!

Daniel